Aprenda a fazer redação para sites com os webwriters

Mid section of woman writing on paper at home

Aprenda a fazer redação para sites com os webwriters

Webwriting é o nome da atividade de produção de textos para a web. E webwriter, por sua vez, é como se chama o profissional do ramo, que desenvolve a redação para sites, blogs e outras mídias online.

Quando um webwriter se propõe a criar conteúdo para sites, ele vai muito além de apenas pensar na correta escrita das palavras, na observação da gramática e na coerência do texto. Ele, na verdade, precisa pensar em diferentes aspectos que jamais passariam pela cabeça de um redator comum, não especializado. Eis alguns destes aspectos a seguir:

Design:

Mais de 80% dos internautas escaneia com os olhos (em um formato de “F”) as páginas web, por isso, os textos para sites devem ser escritos em “Padrão F” a fim de gerar na tela um design que facilite a leitura destas pessoas. O diagramador, por sua vez, deve levar isso em consideração quando insere os textos no site ou blog.

SEO:

O conteúdo para web precisa reunir elementos que viabilizem a sua indexação nos buscadores como Google e Bing, por exemplo. Por isso, é fundamental trabalhar com títulos curtos, url’s amigáveis, palavras-chave adequadas, metadescriptions (resumos dos textos) e outros itens voltados à otimização de sites;

Gatilhos de vendas:

É importante inserir argumentos fundamentados em Neuromarketing e em técnicas de persuasão capazes de conduzir os internautas a clicarem em um botão, lerem um artigo, assistirem a um vídeo ou comprarem algo, entre outras ações.

Além disso, antes de iniciar a produção de um texto, o webwriter reflete se o assunto tem impacto, empatia ou utilidade para os leitores pois, sem isso, nada do que ele escrever será cativante o bastante para prender a atenção das pessoas.

E como o webwriter cria textos sobre diferentes temas diariamente, ele precisa ter uma rotina que lhe facilite o trabalho. De fato, ele pesquisa o assunto, em seguida passa por um período de incubação ou reflexão para só depois iniciar a produção. Com o texto pronto, ele o lê em voz alta e aperfeiçoa sua sonorização para evitar cacofonias. Finalmente, é feita uma revisão severa para eliminar o máximo de erros que puder, antes de partir para a fase de publicação e compartilhamento nas redes sociais.

Quer receber uma análise gratuita sobre como ampliar  a presença digital de seu negócio?

Gostou do nosso conteúdo e quer ir além?

Nós da Spar, temos as melhores soluções para otimizar o desempenho de seu negócio, potencializando seu poder de venda.

O que você acha de receber uma avaliação gratuita de sua presença digital oferecida por nossos especialistas em criação de sites?

Clique aqui e bata um papo com a gente!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.