Alguns conceitos técnicos sobre sites que é bom você saber

Home office interior in loft space. Workplace with wooden table, office supplies, documents, organizer and laptop. Modern office workplace. Focus on open planner book with blank pages

Alguns conceitos técnicos sobre sites que é bom você saber

A criação de sites envolve uma porção de questões técnicas, que também devem ser compreendidas durante a fase de planejamento, além da aparência e do conteúdo, conforme já explicamos no post sobre “Como ter um site que funcione para seu negócio”. São elas:

Plataforma:

Você precisará decidir se usará uma plataforma de desenvolvimento como o WordPress ou o Joomla (que vêm com códigos prontos) ou se preferirá criar um site com códigos gerados a partir do zero por meio de linguagens de programação como o HTML5 e o CSS, entre outras.
Como dito anteriormente a empresa escolhida deve te orientar sobre o que é melhor para você.

Internet Protocol (IP):

É um número que identifica e endereça pacotes de dados na internet. Todo site tem um. Para saber do que se trata, visite “Meu endereço IP”, onde é possível descobrir o IP de qualquer site. Não há muito com o que se preocupar, seu provedor vai cuidar disso para você.

Domínio:

É a interface do IP. Como o IP é um número grande, fica difícil memorizá-lo. Daí convencionou-se lhe conceder um nome fácil de ler e lembrar, que passou a ser chamado de domínio.
Exemplos: Este domínio irá chamar o seu conteúdo, que estará em algum servidor de internet. Ele vai identificar o IP associado ao domínio e entregar o conteúdo na tela do usuário.

Subdomínio:

É um endereço similar ao domínio, mas que está hierarquicamente abaixo. Ele serve como suporte e atalho para serviços como um fórum, um chat ou outro recurso dentro de um site.

Servidor:

os sites são armazenados em um computador potente chamado de servidor, que gerencia o tráfego de informações com os outros computadores ligados à rede mundial de computadores.

Hospedagem:

Cada domínio é armazenado em um servidor, que passa a ser identificado como “Host” (Hospedeiro). Este, por sua vez, decodifica os IPs/ domínios e expõe a interface dos sites na web.

Trata-se de um serviço que deve ser pago mensalmente, ao passo que as empresas do ramo oferecem pacotes de hospedagem de sites. Aqui é bom tomar cuidado para fazer negócio com empresas idôneas e comprometidas com os clientes. É aquela história, o barato pode sair caro.

A hospedagem de sites inclui, ainda, espaço em disco para web, espaço em disco, contas e redirecionamento de email, transferência mensal de dados, entre outros recursos, que podem encarecer ou baratear o custo de manutenção.

A manutenção, por fim, é como são chamados os encargos financeiros e intelectuais destinados ao mantimento do site para acesso na web ao longo do tempo, caso você precise e não tenha criado um site que você mesmo não possa atualizar.

Quer receber uma análise gratuita sobre como ampliar  a presença digital de seu negócio?

Gostou do nosso conteúdo e quer ir além?

Nós da Spar, temos as melhores soluções para otimizar o desempenho de seu negócio, potencializando seu poder de venda.

O que você acha de receber uma avaliação gratuita de sua presença digital oferecida por nossos especialistas em criação de sites?

Clique aqui e bata um papo com a gente!

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.