10 IDEIAS DE VíDEOS PARA NEGÓCIOS

Uma das atividades que as pessoas mais adoram fazer quando estão online, é ver vídeos. Elas adoram vídeos para entretenimento, para se motivar ou quando tem dúvidas sobre alguma coisa. Um estudo da Cisco aponta que até 2020, o vídeo representará 82% de todo o tráfego dos consumidores.

Empresários e profissionais liberais estão descobrindo as vantagens de usar vídeos na internet.

Os vídeos para micro e pequenas empresas ou profissionais liberais é um meio poderoso para promover um produto, criar conscientização de marca, iniciar uma conversa,  ofertar serviços ou lançar um novo produto, recurso ou novidade.

São muitas opções e às vezes quem está pensando em criar um vídeo para a empresa descobre que pode ser difícil saber por onde começar.

Ficar sobrecarregado com o excesso de informações para analisar e tomar uma decisão é muito comum e por isso nós preparamos uma lista de dez idéias de vídeo de negócios, para ajudar você a criar um vídeo para sua empresa.

O que o seu produto pode fazer pelas empresas ou pelas pessoas? O que sua empresa representa em termos de ganhos quando ela é contratada? Porque a  solução que você propõe é ótima para proprietários de pequenas empresas?

Seus clientes têm um monte de perguntas que você precisa responder antes dele telefonar para marcar aquela reunião, enviar um email querendo mais informações, ou clicar no botão de compra na sua página.

Eles querem conhecer você e seu produto antes de escolher você e é por isso que vídeos explicativos é a maneira mais rápida e fácil para você, seus produtos ou  serviços se tornarem conhecidos.

Um vídeo explicativo é a forma rápida e eficaz de compartilhar mais sobre o que você faz, explicar como seu produto resolve um problema específico e se diferenciar no mercado através de uma comunicação clara, moderna, poderosa e principalmente fácil de ser compreendida pelos seus clientes em potencial.

SHOPTIME

Este vídeo XXXX Nos dá uma visão clara do que o produto faz. Eles abordam claramente os problemas chave dos clientes e oferecem um olhar prático em como o produto funciona.

Os melhores vídeos explicativos são simples, objetivos e direto ao ponto. Ele não precisa ser longo.. Só precisa abordar um problema que as pessoas tem e mostrar como resolvê-lo.

Vídeos Promocionais

Um vídeo promocional eficiente  prende sua atenção e te deixa grudado nele até o final. Os anúncios e trailers de filmes são exemplos típicos do estilo deste tipo de vídeo. Eles tocam nossas emoções e provocam curiosidade e ansiedade sobre o que virá a seguir.

Os vídeos promocionais mais eficientes usam histórias. Um vídeo que conta uma história e entrega um porque é fundamental se você deseja conseguir a atenção das pessoas.

Ao fazer um vídeo promocional para sua empresa ou vários vídeos irá impulsionar sua marca.  Vídeo promocional funcionará como parte de uma grande máquina de marketing e vendas. O seu vídeo promocional deve despertar a curiosidade, atrair o espectador e iniciar uma conversa com seu cliente.

O Infográfico

Números, dados e estatísticas podem gerar muito interesse, mas nem sempre a leitura de planilhas ou gráficos em papel são a melhor maneira de apresentá-los.

Em vez de criar uma PPT cheio de planilhas ou gráficos estáticos e difíceis de ler, como tantos outros, porque não tentar algo novo que lhe ajude a vender melhor suas ideias?

Um vídeo infográfico é a melhor maneira de compartilhar dados e estatísticas de forma interessante e interativa.

Adicionando narração, música, e algumas animações podemos transformar um infográfico existente em um vídeo. Esta é uma ótima maneira de fazer um conteúdo se tornar interessante e ir direto para o cérebro das pessoas e ser lembrado. Nós criamos uma lista com exemplos de vídeos com infográficos que podem servir de referência para você.

Vídeos com desenhos animados

Os Vídeos de desenhos animados  não são apenas para crianças. Podemos usá-los para contar histórias de negócios, compartilhar uma novidade sobre um produto ou mostrar dados relevantes para os clientes. É uma maneira interessante de abordar um tema, pois se conecta facilmente com todos os públicos!

Animações podem usar o humor, brincar com a imaginação e até lidar com questões polêmicas de uma forma engraçada e lúdica. Por exemplo é possível mostrar os problemas de um produto/serviço concorrente e sua solução como a melhor opção.Conceitos antigos X novos (Ex: Taxi X Uber).

É possível criar vídeos explicativos no estilo desenhos animados e usar animação para contar a história de seu produto ou serviço.

O vídeo empresarial com desenho animado ótima maneira de adicionar mais de leveza ao seu conteúdo e a suas ofertas.

Você na frente das câmeras

Quando um profissional liberal, empresário ou especialista vai para a frente das câmeras, conseguimos algo explosivo: fazemos sua voz, sua imagem, seu conhecimento e sua reputação chegar antes de você na frente do seus clientes e isso faz uma enorme diferença.

Seu público quer se sentir conectado com o verdadeiro você. É por este motivo que os vlogs e youtubers ganharam tanta força, e por meio de vídeos gravados ou ao vivo estão dominando a timeline de nossas redes sociais.

Se você é advogado, médico, coach, psicólogo, dentista ou prestador de qualquer tipo de serviço, perca o medo de fazer vídeos e veja sua autoridade aumentar exponencialmente em pouco tempo.

Há algo de realista e atraente quando você mesmo ou sua equipe se apresentam diante das câmeras para tirar dúvidas, das dicas, oferecer ajuda e ofertar seus produtos ou serviços como a solução para os problemas do seu público-alvo. É como se sua audiência estivesse na sala com você.

Mostrar ao seu público uma visão sobre o seu jeito de pensar as soluções e  como você você trabalha pode ser inestimável.

Seja um vídeo de dicas, uma entrevista com um cliente satisfeito uma aula ensinando alguma coisa útil ou um vídeo de vendas com uma oferta irresistível, você e sua equipe pode e deve usar vídeos para falar com seu público alvo.

Lembre-se também que o seu negócio é mais do que seus funcionários ou  executivos de alto nível. Ele é feito por todos que mantém as engrenagens girando. Compartilhe, bastidores, trabalhos sendo executados, sua equipe operando em alta performance e isso vai levar a conexão entre você e seu público para o próximo nível.

Avaliações e cases

Avaliações de produtos e demonstração de cases são muito importante e influenciam como os seus clientes a tomarem decisões.

De acordo com um estudo feito pela BrightLocal, 85% dos clientes confiam em opiniões on-line, e fazem recomendações pessoais nas redes sociais.

Uma boa estratégia é em vez de apenas listá-los em seu site, transforma os comentários positivos e depoimentos dos clientes em um vídeo case.  

 

 

Você pode criar vídeos temáticos e grupos com cases de sucesso que se concentram em recursos ou soluções semelhantes ou cases e avaliações por tipo de produtos ou serviços que sua empresa oferece.

Você pode até mesmo usar o vídeo para abordar uma questão crítica, trazendo um recurso ou questões específicas e como você resolveu o problema. Isso mostra que você está aberto a comentários e sua vontade de agir dá a comentários positivos influência extra.

Comentários negativos e reclamações na Internet também podem ser fontes de vídeos que mostram a proatividade de sua empresas em solucionar problemas e isso pode fazer a diferença na hora de alguém resolver escolher um fornecedor.

Outra abordagem é que você pode criar um espaço em seu site e incentivar os usuários a compartilhar seus comentários em vídeo ou escrito, dando aos visitantes uma fonte imparcial de informações.

Listas de top 10

Existe algum tipo de atração irresistível nas listas que nos fazem querer saber o que elas contêm.

Parece que as listas são psicologicamente construídas para nos seduzir…

Veja alguns exemplos de títulos de vídeos de listas que atraem imediatamente a nossa atenção: Os 10 produtos mais vendidos na Black Friday, As 10 Cantadas Mais Criativas Segundo as Gatas Mais Lindas, As 10 Coisas que Mais Preocupam as Mães de Primeira Viagem, Os 10 Comportamentos que Faz você Perder uma Venda, Etc...Isso realmente atrai a atenção telespectadores.

Se você vende chocolate de alta qualidade, você pode fazer um vídeo com o título "Os top 10 chocolates mais estranhos do mundo"

Mas não se prenda ao número 10. Você também pode fazer um vídeo em sobre os top 5 ou top 3 chocolates e isso também será muito eficaz construir um roteiro de vídeo interessante e executar da maneira correta..

Não se preocupe com os números, basta escolher um tema que realmente desperte algum interesse com sua base de cliente ideal, criar seu vídeo de lista.

Vídeo Tutorial

Todo mundo gosta de um bom tutorial que lhe ensine algo útil e passo a passo. Os tutoriais tornam a curva de aprendizagem muito menor e todo mundo ama aprender, mas nem todos amam estudar..

(Mostrar um vídeo tutorial) FAZER UM VIDEO MOSTRANDO O ELEMENTOR

Fizemos alguns vídeos tutoriais para ajudar nossos usuários a fazer o máximo com o SPARMAKER que é uma solução de site auto gerenciável que ofertamos ao mercado , Os tutoriais ajudam os clientes trabalharam para nós levando treinamentos úteis a qualquer lugar 24 horas por dia 7 dias por semana.

Os vídeos de tutoriais ou de instruções são relativamente fáceis de fazer e são fáceis de seguir. Eles são uma ótima maneira de desmistificar um produto ou ensinar ao seu público algo novo.

Podemos criar vídeos tutoriais para responder a dúvidas específicas dos clientes. ou pequenos vídeos tutorias mostrando como resolver determinadas questões usando seu produto ou serviço.

Vídeos para Concursos

Criar vídeos para promover concursos são uma forma divertida para gerar tráfego, curiosidade e consciência em torno do seu produto ou marca, fazendo da sua comunicação um jogo que as pessoas queiram participar.

Fazer um vídeo para um concurso não precisa ser algo complicado. Basicamente precisamos compartilhar as regras do concurso, entregar ao público algo interessante e animado ao mesmo tempo.

Os efeitos não precisam ser de Hollywood com uma trilha sonora criada pela orquestra sinfônica de São Paulo ou pelo Yanny, mas você precisa fazer tornar a recompensa interessante e desejável.

O vídeo precisa destacar uma oportunidade para que os espectadores se animem a participar e deve mostrar-lhes exatamente o que eles vão ganhar participando e promovendo o concurso.

Vídeos de depoimentos

Os depoimentos são uma força poderosa porque conferem ao produto, serviço ou marca todo o poder da prova social.

Depoimentos em vídeo transmite mais confiança porque você está vendo uma história se desenrolando na frente de seus olhos.

Aqui estão diversas maneiras de criar um vídeo depoimento.

Você pode:

  • Perguntar a seu cliente se ele aceita lhe dar uma entrevista e filmá-lo.
  • Conseguir permissão do cliente e criar um vídeo animado em torno de seu depoimento que ele tenha dado.
  • Fazer um vídeo case sobre como seu produto ou serviço ajudou o cliente.

A coisa mais importante é manter a autenticidade, pois há uma enxurrada de vídeos com depoimentos falsos na internet e algumas empresas podem cair na tentação construir depoimentos falsos. Não caia nessa armadilha, pois uma vez que sua reputação é destruída, pode ser muito difícil reconstruí-la.

Acredite em seu produto e serviço, conte com especialistas para cirar alguns depoimentos de apoio que mostram o quanto ele pode ajudar o cliente certo.

Não tenha medo de misturar e combinar

Quando os clientes nos procuram para criar um vídeo eles sempre tem dúvidas sobre qual tipo de vídeo mais funcionam para seus negócios

A verdade é que não existe um tipo de vídeo melhor ou pior para promover um negócio ou um produto, um serviço ou uma ideia

Um vídeo explicativo pode funcionar muito bem por exemplo para divulgar uma promoção pode ser um vídeo promocional. Um vídeo com infográfico mostrar os resultados de maneira muito interessante durante o depoimento de um cliente.

O mais importante é que vídeos efetivos precisam ser construídos em torno de uma história. Se você está tentando fazer um cliente participar de uma promoção ou quer que eles vejam  um breve tutorial, seu vídeo terá maiores chances de conseguir o objetivo se tiver uma história como gancho.

Outra coisa importante a se considerar é que todos os vídeos que você produzir, deve estar dentro de um tema em comum, ou sub temas relacionados ao negócio.

Criar um vídeo para o seu negócio é muito mais do que ligar uma câmera e ler um script. Ele precisa amarrar ideias em torno da sua marca e apoiar objetivos claros de marketing e vendas.

Cada animação e cada palavra escrita ou narrada do seu conteúdo precisa se encaixar para construir uma mensagem poderosa, agradável e que faça sentido para o seu público.

Entre em contato conosco

logo_sparnet_agencia_2017